Por três motivos: desgaste do cartão, segurança e possibilidade de oferecer novas opções ao cliente.
DESGASTE: A maioria das instituições financeiras envia cartões novos, no máximo, a cada três anos. Caso eles tenham fita magnética, acredita-se que, depois desse tempo, possa haver deterioração, o que comprometeria o uso do cartão.
SEGURANÇA: Um outro motivo para a renovação da data de validade é diminuir o risco de fraudes em situações em que a transação é feita manualmente. Com a alteração da data, as informações mudam também.
NOVAS OPÇÕES: a terceira razão é que, com a data de expiração do cartão se aproximando, a empresa revisita o cadastro do cliente e, assim, algumas delas chegam a entrar em contato com o usuário, oferecendo novas condições e, às vezes, benefícios.
Veja abaixo respostas para outras dúvidas comuns sobre a data do cartão.
1. ONDE EU VEJO A VALIDADE DO CARTÃO?
Na maioria dos cartões, a data de validade fica na parte da frente e contém mês e ano (com dois dígitos apenas).
2. A DATA DE VALIDADE ESTÁ CHEGANDO. DEVO PEDIR UM NOVO CARTÃO?
Não. As instituições financeiras têm as informações mapeadas, de acordo com o cadastro de cada cliente, e enviam uma nova via perto da data de expiração.
Lembrando que seu cartão de crédito ou débito pode ser utilizado até o último dia do mês de vencimento. Por exemplo, se o seu cartão vence em outubro, a sua via pode ser usada até o dia 31. Depois disso, ela passa a ser inválida.
Caso o seu cartão não chegue antes da sua via atual expirar, entre em contato com a sua instituição financeira.
3. SE SEU PRECISAR REEMITIR O CARTÃO, A DATA DE EXPIRAÇÃO MUDA?
Sim. Em caso de perda, roubo ou cartão danificado, ao emitir uma nova via, dados como número do cartão, código de segurança (CVV) e data de validade são alterados.
4. O QUE FAZER COM MEU CARTÃO ANTIGO?
Cartões de crédito e débito são feitos de plástico PVC e, por isso, devem ser descartados de forma correta. Além disso, por conterem informações pessoais, ao jogá-los fora a recomendação é danificá-los, picotar mesmo.
Supermercados, estações de metrô e shopping centers costumam funcionar como pontos de coleta de cartões antigos, pois possuem ?máquinas trituradoras?. As pessoas podem depositar o cartão ali e girar a manivela.