builderall

Em termos gerais, tokens são dispositivos físicos que auxiliam o usuário quanto à segurança pessoal ao gerar uma senha temporária de proteção para as contas que ele utiliza.


Normalmente o processo é feito através de um aparelho semelhante a um chaveiro, que cria senhas especiais com um único clique, ideais para transações bancárias pela internet.


Os usuários de internet banking crescem a cada dia, bem como as pessoas mal intencionadas e que fariam de tudo para roubar senhas e acessar essas contas. Desta forma os bancos precisam criar novos mecanismos que auxiliem a proteção, como é o caso do token. Hoje existem aplicativos que reconhecem o computador, teclados virtuais para a inserção de senhas adicionais e diversas outras ferramentas que visam proteger o usuário do banco.


QUAL É A IDEIA?


Antigamente bastava ter o número da conta, da agência e uma senha adicional para realizar diversos tipos de ações bancárias pela internet. Qualquer um que de alguma forma obtivesse esses dados poderia movimentar dinheiro, realizar transferências e obviamente prejudicar alguém com isso.


De lá para cá os bancos estão cada vez mais atentos com as ações dos crackers e criam novos mecanismos de segurança para dificultar o sucesso dos criminosos. O token é uma das últimas inovações e promete ajudar ainda mais quem utiliza o internet banking diariamente.


TOKENS


A palavra significa ?passe? e remete aos dispositivos geradores de códigos aleatórios, necessários para acessar sua conta bancária juntamente com a senha individual. Desta forma, ninguém poderá adivinhar o código, já que ele é gerado instantaneamente.


O código é valido por poucos segundos, o que dificulta ainda mais a ação dos criminosos. Você carrega tudo isso na forma de um pequeno chaveiro, parecido com um pendrive. Essas características somadas ao bom uso do computador ? cuidados essenciais com fraudesspam phishing, além de evitar fazer uso do internet banking em redes públicas ou com computadores infectados por vírus ? são a melhor forma de prevenir os possíveis danos com invasões de contas bancárias.


Fonte: tecmundo